Seja no cenário distópico de Jogos Vorazes ou no charmoso 007, a mobília pode frequentemente desviar a atenção do público para longe da ação e do diálogo de um filme, e mesmo assim contar muito sobre a história. Um sofá, cadeira ou luminária bem escolhida pode nos dizer mais sobre a personalidade de um personagem do que muitas páginas de roteiro.

Requinte, modernidade, poder... o mobiliário tem função essencial na cenografia de um filme, pois contextualiza o filme no tempo em que a história acontece, evidencia padrões da época, a relação e o poder entre os personagens. 

Veja alguns filmes em que grandes peças de design foram destaque em seu contexto.

No Filme Jogos Vorazes, o grande sofá da DeSede dá o tom de requinte da capital, o local de maior Status desse mundo.

Moderno, ontem, hoje e sempre! As cadeiras Saarinen (da Knoll) projetavam o cenário no espaço de Star Trek e até hoje representam o design à frende do seu tempo.

Os móveis modernos sempre têm um quê de futurista e chic, e a escolha da poltrona Barcelona da Knoll para o filme Tron – Legacy mostra isso...

...Assim como 007 Cassino Royale, o que prova que móveis atemporais vão bem em qualquer cenário...

...inclusive cenários que remetem ao poder e luxo, como a mansão de Bruce Wayne em Batman x Superman Dawn Of Justice. Nesse cenário a Barcelona é acompanhada de outros móveis modernos da Knoll e o sofá da B&B Italia.

Inclusive, uma coisa incontestável são os cenários magníficos dos filmes do James Bond. Todos são um show à parte, com muita opulência, com destaque aos ambientes elegantes e móveis contemporâneos à época em que o filme ocorre, como em 007 – Quantum of Solace, com sofá e poltrona B&B Italia.

E também 007 – Diamonds are forever, com a queridinha Donna, de Gaetano Pesce para B&B Italia.

A distopia adora os móveis modernos, eles fazem parte da história como nenhum outro! No episódio “15 milhões de méritos” de Black Mirror, a mesinha de Eilleen Gray (à venda pela ClassiCon) é um dos poucos móveis em cena e traduz muito bem o contexto da cena...

...Ela também é usada isoladamente no cenário de Alien – Covenant, apenas com a pitoresca poltrona Carlo Bugatti.

A Vigilante do Amanhã: Ghost in the Shell – tem uma 1ª cena fantástica, com esse lustre feito pela marca Portuguesa Delightfull.

No filme Paranoia, de 2013, o cenário do protagonista é repleto de móveis Armani/Casa. Giorgio Armani colaborou com a criação do cenário e também das roupas de Liam Hemsworth e Harrison Ford nesse filme.

O best-seller 50 tons de cinza teve uma ambientação primorosa. Marcas internacionais de renome foram selecionadas para se adequar ao estilo de vida extravagante e gosto milionário de Christian Grey.

No escritório, as poltronas Theo e Chaises Diesis, da B&B Italia, e em todo living, móveis das marcas portuguesas Boca do Lobo, Brabbu e luminárias Delightfull trouxeram a opulência e bom gosto do personagem.

"Todo mundo quer ser como nós!" Que tal a poltrona FK da Walter Knoll no cobiçado escritório de Miranda Priestly em O diabo veste Prada?

E como não lembrar da luminária mais icônica do cinema, a Anglepoise, do designer e engenheiro George Carwardine, reeditada e reinterpretada por diversas marcas, inclusive com um modelo da Baxter. A 1ª versão foi inspiração do logo de um dos maiores estúdios de animação do cinema:

Tantos outros filmes trazem ótimas referências de móveis, com cenários primorosos e cheios de detalhes. Todas essas marcas você encontra com exclusividade na Casual Móveis!