30º aniversário Delcourt Collection - Time Stretched
10 JUL 2025 · design nenhum comentário · comente

Para marcar o 30º aniversário da Delcourt Collection, Christophe Delcourt apresenta Time Stretched, uma série de peças que celebram os artistas e arquitetos que o inspiraram. É uma coleção pontuada por referências sutis à op art, Arte Povera e minimalismo, criada em torno do tema central do princípio construtivo — da maneira como os elementos se entrelaçam, justapõem ou sobrepõem.
Aqui, tudo é um ponto de partida, de apoio ou de montagem. Uma seção de madeira, a forma como uma forma e sua contraforma se encaixam, o equilíbrio de uma base, o encaixe de um encosto e um assento. Tudo é material. Tudo é terreno fértil para a experimentação.
Christophe Delcourt consulta continuamente seu repertório de formas, mergulhando nas referências artísticas que alimentam sua imaginação para dar vida a peças de mobiliário arquitetônico: pequenas utopias transformadas em uma mesa, banco ou cadeira.
Para o 30º aniversário da Delcourt Collection, ele desenhou Time Stretched, uma série de peças que celebram artistas e arquitetos que, através de seu trabalho, criaram seu próprio repertório: Richard Serra, Victor Vasarely, Donald Judd. Referências sutis à op art, Arte Povera e minimalismo se cruzam, mas sem nunca perder de vista o tema central do princípio construtivo, da forma como os elementos se entrelaçam, justapõem ou sobrepõem.
Ocasionalmente, surgem os outros fundamentos do trabalho de Christophe Delcourt: uma maneira de realçar o arquétipo, de afirmar uma diferença, de criar a função através do encaixe e da montagem.
Mesa de centro YOL
Mise en abyme, arquitetura dentro da arquitetura, YOL adota as convenções da construção e o tríptico de fundações/paredes/teto, transformando-os em pequenas peças de microarquitetura doméstica. Como em uma planta livre, as paredes brincam com sólidos e vazios, criando formas geométricas que parecem livres de qualquer restrição física.
Cadeira e poltrona YUG
Com sua estrutura aparente de elementos de madeira de largura uniforme, a cadeira YUG é ao mesmo tempo expressiva e disciplinada. Ela oferece uma visão da tradição Arts and Crafts, da qual extrai sua inspiração: a arte como, antes de tudo, o produto do trabalho artesanal. O encosto e o assento estofados são encaixados em uma estrutura de madeira, elevando assim esta reinterpretação da cadeira de escrivaninha ao patamar de uma peça de mobiliário verdadeiramente confortável.
Banqueta, mesa lateral, mesa de centro e banco RYE
Evocando a tradição wabi de encontrar beleza na simplicidade, RYE trata da conexão entre a base e a superfície: a perfeição de uma montagem modesta, essencial, quase instintiva. Um princípio construtivo que também pode ser lido como a assinatura do designer/artesão.
Escrivaninha UTO
Tomando a forma arquetípica do cavalete (pernas em compasso) como seu ponto de partida e suporte, a escrivaninha UTO desenvolve uma sofisticação incomum em um jogo de forma externa e contraforma interna, resultante da atenção tanto à perspectiva quanto ao equilíbrio. Peça central da coleção Time Stretched, UTO é uma obra de arquitetura por si só, complexa, mas nunca obtusa; etérea, porém ancorada.
Mesa OGA
Revisitando a mesa de pedestal, OGA assenta sobre uma base escultural e sólida, com grandes peças de madeira. Mas nunca abandona a graça de uma estrutura em X ou o jogo de curvas amplas, de cheios e vazios. Por trás disso, há uma cuidadosa atenção ao equilíbrio, à conexão e à fixação.
Mesa de cabeceira, cômoda alta e baixa OST
Explorando as ideias da op art, OST é uma coleção de unidades de armazenamento (cômodas baixas e altas, mesa de cabeceira) cujas frentes facetadas e sólidas parecem brincar com a perspectiva. Relevos e deslocamentos criam ou ocultam funções que são inicialmente invisíveis: puxadores para as gavetas, prateleiras de biblioteca ou fontes de luz.
Cadeira JAE
A cadeira-totem em madeira é um elemento-chave no repertório da Delcourt Collection. JAE é um exemplo primorosamente aperfeiçoado disso: um assento como uma linha contínua, um traço à mão livre que parece nunca parar, curvas e contracurvas que se refletem e se reforçam mutuamente. Outra marca registrada desta peça, o encaixe de espiga e cavilha do assento, é magnificado.
Poltrona e chaise longue ULI
ULI afirma um desequilíbrio calculado и controlado. Assentados sobre uma base escultural em carvalho maciço, o assento e o encosto se encaixam e se sobrepõem, dando a ilusão de uma estrutura em balanço que brinca com a gravidade. Uma silhueta generosa e esculpida para esta linha de assentos que inclui uma poltrona e uma chaise longue.
As novas peças da Delcourt Collection, assim como itens clássicos, estão disponíveis exclusivamente na Casual Conceito. Continue acessando nosso blog e redes sociais para mais informações.