Em 2023, a Cadeira Shell, de Hans J. Wegner completa 60 anos de lançamento e por isso a Carl Hansen & Søn, marca responsável por vender a autêntica peça, anunciou uma versão comemorativa, feita de carvalho e rosewood, com assento opcional em couro preto fosco.   

Apresentada pela primeira vez em setembro de 1963 na Exposição de Outono dos Marceneiros em Copenhague, a cadeira apresentava um espírito vanguardista que instigou a mente de muitos, especialmente dos entusiastas.

Ao longo do tempo, a Shell, de Hans J. Wegner – também conhecido como CH07 – se tornou ícone do design, sendo um dos artigos mais importantes dentro do vasto catálogo da Carl Hansen & Søn.

A cadeira Shell, de Hans J. Wegner: um item arquitetônico

Mesmo admirada, a CH07 não foi unanimidade na época. Muitos estranharam sua expressividade singular, o formato de seu assento e desacreditaram no seu sucesso. Como reflexo, poucos exemplares foram produzidos na época.

Foi na década de 90, quando a Carl Hansen & Søn reintroduziu o artigo no mercado que o mesmo conquistou imediatamente a admiração do público e de uma nova geração, mais aberta às novidades. Essa foi a maior prova do espírito vanguardista da cadeira Shell, de Hans J. Wegner.

Por que tão querida?

Existem diversas razões para a popularidade do desenho e uma delas é a própria genialidade do criador. Wegner compreendia muito bem as posições do assento e isso permitiu a ele desenvolver uma cadeira sem braços que mantinha uma estrutura reclinável.

A CH07 tem design forte, acompanhado de alto conforto. As linhas são suaves e orgânicas e há nela uma leveza flutuante. Na estrutura, Wegner projetou três pernas para adicionar estabilidade, porém as dianteiras são feitas de um único elemento, resultando em uma forma singular.

Além do layout, a cadeira Shell de Hans J. Wegner consegue um feito pouco comum: é bela de se contemplar em todos os lados e ângulos.

Edição Exclusiva

Tal grandiosidade não poderia passar batida, especialmente no seu 60º aniversário. Logo, a Carl Hansen & Søn lançou uma versão comemorativa em duas madeiras exclusivas: carvalho e rosewood.

A rosewood faz referência clara aos tipos de madeira quentes, muito comuns no movimento de Design Moderno Dinamarquês das décadas de 1950 e 1960. Com isso, a marca traz de volta uma tendência comum para a época de lançamento da peça, criando uma sensação de continuidade ao clássico.

A nova edição tem materiais certificados pela FSC e pode ser revestida por couro anilina preto, proveniente de gado dinamarquês criado organicamente, garantindo assim uma origem transparente e responsável de seus elementos.

Por fim, uma pequena placa de latão gravada com a assinatura de Hans J. Wegner e o ano de design ficam na parte de trás do item, aumentando ainda mais a sensação de autenticidade e exclusividade da produção.

CH07 na Casual Móveis

A Carl Hansen & Søn é representada exclusivamente no Brasil pela Casual Móveis, que oferece todas as peças do ateliê, incluindo a cadeira Shell de Hans J. Wegner. Para conhecer outros designs inesquecíveis, continue nos acompanhando no nosso blog e redes sociais.