ANATOMIA DE UM ÍCONE
06 FEV 2020 · design nenhum comentário · comente
Criada em 1969 por Gaetano Pesce para B&B Italia, a Poltrona UP5_6 é uma das expressões mais marcantes do design contemporâneo, resultante de sua inovação tecnológica, quebra do padrão estético e concepção ideológica.
Repleta de simbolismo, a poltrona UP carrega tom político em suas formas, em que representa a luta da mulher contra a violência e pela igualdade de gênero. Conheça a história desse ícone do design!
Milão, 1969
Num contexto de efervescente criatividade, manifestos e produção coletiva na Itália da década de 60, a C&B [antigo nome da B&B Italia] teve uma obra de arte apresentada por Gaetano Pesce na Feira do Móvel de Milão... Espalhadas sobre a vasta área de um de seu estande, centenas de discos planos assumiram a forma de um assento espetacular diante dos olhos do público, como se auto-inflado por magia. Foi mais do que uma apresentação. Foi uma performance. Como nenhuma outra antes. “Com seu grande peito e grande traseira”, a poltrona criada por Gaetano Pesce, oficialmente nomeada UP5 e com puff UP6, foi apelidada internamente de Mama, em virtude de seu design morfológico e também de seu efeito emocional.
Sistema original de abertura da poltrona UP
O próprio Pesce deu outro apelido alguns anos depois: La Donna [A Mulher] se referindo, segundo ele, ao busto de Anita Ekberg, que pulou na Fonte de Trevi no filme La Dolce Vita [filme de Federico Fellini].
Cena do filme La Dolce Vita, filme de Federico Fellini de 1960
Quer você chame de Mama ou Donna, para o renomado designer Francesco Binfaré, essa poltrona foi “uma reação ao design tradicional da época, uma piada contundente que pretendia deixar de lado tudo o que estava sendo feito da maneira certa, precisa e objetiva". Não havia nada filosófico sobre sua criação.
Para Gaetano Pesce, a criação da coleção Serie Up foi uma percepção cotidiana: ele estava no chuveiro, observando como a esponja era compactada e recuperava sua forma original. Nasceu daí a ideia de usar a espuma como estrutura, até chegar à concepção formal do móvel.
Serie Up - design Gaetano Pesce - Foto Klaus Zaugg, 1969
Milão, 1969-1973
A coleção composta de seis assentos da Série Up era feita de poliuretano expandido, comprimido a vácuo até 1/10 do seu volume real. Uma vez aberta a embalagem, cada assento, já coberto com seu tecido elástico, ganha forma assim que entra em contato com o ar, graças à presença de gás Freon na mistura de poliuretano. A operação é irreversível e espetacular. A poltrona UP5 é a maior da coleção em termos de tamanho e volume. Com sua forma e resistência, UP5 estava na fronteira entre design industrial e pós-industrial.
Para evidenciar sua modernidade, a C&B escolheu a ficção científica para lançar a Serie Up. O talentoso Enrico Trabacchi estava encarregado dos recursos visuais de uma campanha que entraria pra história. Sua concepção nos levou para uma dimensão futurista, lunar, provocante e sexy, com inspiração na Barbarella [filme de Roger Vadim]. Produzidas pelo fotógrafo suíço de moda e publicidade Klaus Zaugg, as sequências da campanha UP ainda são vistas como exemplares em termos de comunicação hoje. O anúncio evoca objetos como obra de arte de Gaetano Pesce.
Salvador Dalí na Poltrona UP
Além disso, a mensagem publicitária é justaposta ao ultra-feminismo visionário. É uma imagem poderosa. Para Gaetano Pesce, é uma visão pessoal e metafórica da mulher. “Eu estava contando uma história pessoal sobre como vejo a mulher: apesar de si mesma, a mulher sempre foi sua própria prisioneira. Então, eu queria dar a esta poltrona uma forma feminina com uma bola no pé, o que também representa a imagem tradicional do prisioneiro... De fato, a questão da violência masculina contra as mulheres apenas começava a ser discutida na época. Naquela época, eu pensava que esse sério sinal de incivilidade, que estava acontecendo em todo o mundo, teria diminuído com o tempo. Infelizmente, porém, não foi esse o caso.”
Serie Up - design Gaetano Pesce - Foto Klaus Zaugg, 1969
Em 1973, a C&B tornou-se a B&B Italia e a coleção Serie Up foi removida do catálogo devido à proibição do gás Freon, retornando com uma nova tecnologia décadas depois.
Sean Connery nas gravações de 007 - Diamonds are Forever - Fotos ©GettyImages
Poltrona UP5_6 - um ícone de cultura popular. Na foto, Sean Connery e Pierce Brosnan - Fotos ©Terry O'Neill
Milão, 2000
Mais de vinte e cinco anos depois de ficar na memória dos colecionadores de obras de arte e design, a poltrona UP5_6 foi reeditada pela B&B Italia. Sob o nome de Serie Up 2000, que incluía os itens originais da linha de 1969, agora é fabricado em espuma de poliuretano moldada. Em 2014 também teve o lançamento da poltrona UPJunior, uma versão infantil e em menores proporções.
Em 1969, Gaetano Pesce havia coberto a Serie Up em tecidos listrados ou de cor lisa, dando-lhes uma identidade visual muito distinta, especialmente em vermelho, a cor da matriz por excelência. Essas versões aparecem nas coleções permanentes de design da Trienal de Milão, MoMA de Nova York, no Vitra Design Museum e no Musée des Beaux-Arts de Montreal.
Exposição do Gaetano Pesce no Palazzo della Ragione, em Padova
Poltrona UP em exposição no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, 2017
Milão, 2019
Para comemorar o cinquentenário da UP5_6 de Gaetano Pesce, a B&B Italia lançou novas cores para a icônica poltrona, dos tons vermelho alaranjado, verde esmeralda até o azul petróleo, incluindo versões listradas que se refere à paleta de cores originais de 1969.
Maxi intervenção em comemoração aos 50 anos da Poltrona UP em Milão, 2019
Novas cores lançadas em 2019 em comemoração dos 50 anos da Série UP
Poltrona UP50, edição comemorativa lançada em 2019
Um novo uso para o Puff UP6 na Poltrona UP, como símbolo de leveza e liberdade
Gaetano Pesce, cujo sobrenome se traduz literalmente como "peixe", agora vive em Nova York, depois de muitos anos em Paris. Ele é antes de tudo um artista cujo trabalho sempre foi político no sentido latino da palavra. O trabalho deste arquiteto, designer e professor, que se proclama um "criador pré-visionário", ainda hoje é "baseado essencialmente na ideia de alertar a sociedade sobre uma situação mais ou menos alarmante". Ele também foi um dos primeiros a trazer o design para os museus, com a consciência de que esse veículo para a sociedade é um reflexo de sua época. Mestre do anti-design, para qual a dúvida, o questionamento e a incerteza são os motores de busca, proponentes da imperfeição como um valor agregado, mas também como um valor estético, artístico e social, Gaetano Pesce gosta de dizer que “não tem problema em se lançar em projetos que nem ele entende no começo”. Ironia, provocação e muito mais...
Versão em preto da Poltrona UP5_6
Poltrona UP5_6, Poltrona UPJunior e Poltrona UP2
Família Busnelli com seu fundador e Poltrona UP.
UP5_6 EM DADOS
Data de criação: setembro de 1969
Data de reedição: 2000
Peso: 52 kg
Altura: 103 cm
Largura: 120 cm
Profundidade: 130 cm
Diâmetro da bola: 57 cm