Maxalto na Maison&Objet 2023 reafirma herança histórica com formas orgânicas e estética Déco
23 FEV 2023 · design nenhum comentário · comente
Com novos perfis, materiais inovadores, cores atualizadas e reedição de elementos históricos, a coleção da Maxalto na Maison&Objet 2023 reafirmou sua herança Déco, juntamente com formas orgânicas.
A exposição foi inspirada no mood parisiense das décadas de 1930 e 1940 e refletiu sobre um estilo de vida hospitaleiro, com refinamento e design substancial. Porém, mesmo com tais elementos, seguimos observando a elegância burguesa atemporal da marca.
Claro, tudo isso só foi possível a partir da genialidade de Antonio Citterio, principal responsável criativo. Afinal, trata-se de um mestre de assinatura única, especialmente por sua ligação com caraterísticas da burguesia europeia.
Maxalto: Ce n’est pas une collection
As peças da Maxalto na Maison&Objet 2023 podem ser vistas como uma “não coleção”. Isso devido aos itens se enquadrarem perfeitamente no catálogo, dialogando com seus elementos.
Como comentamos anteriormente, o ateliê reforça sua herança e características, e o faz a partir da assonância de opostos, causada por formas orgânicas e pela estética Déco.
Dessa forma, cada peça enriquece o ambiente, de uma maneira mais conceptual. Aliás, precisamos destacar como os itens estão postos por uma intenção estética clara, nunca por acaso.
Além do mais, o trabalho de Citterio procura por soluções elegantes, sem perder a capacidade de sobreviver às novas tendências. Afinal, essa é uma das maiores qualidades da Maxalto: criar produtos atemporais.
Itens Maxalto na Maison&Objet
Entre os designs expostos, o Arbiter Sofa pode lhe chamar mais atenção: é uma criação ambiciosa, ao renovar e reinterpretar o design tradicional de sofás, e por destoar dos elementos de outros itens da “não coleção”.
Citterio desenvolveu uma peça de grandes dimensões, extremamente convidativa e com um assento mais informal. Perceba como a almofada menor fica de apoio para a maior, e o assento ganha proporções maiores.
A dupla Cleide e Despina também merece destaque. São reedições de designs anteriores de Antonio Citterio, mas modernizados e atualizados em seus materiais, técnicas e tamanhos. Tudo isso para se adaptarem aos modernos espaços de convivência.
Entretanto, quando falamos de cadeiras desenhadas por Citterio, a tradição sempre está em voga e isso dialoga perfeitamente com a intenção da exposição.
Maxalto: uma história contínua
A Maison&Objet 2023 mostrou itens inovadores, que unem beleza e personalidade, inaugurando a Paris Design Week, que acontecia na segunda semana de janeiro.
A participação da Maxalto na Maison&Objet 2023 ratificou sua relevância no interior design, unindo o novo ao tradicional. Como diria o próprio mestre italiano: “A história da Maxalto é contínua, não há começo e não há fim”.