O poder do Design: Dia Internacional da Mulher
08 MAR 2018 · design nenhum comentário · comente
O Dia Internacional da Mulher serve para lembrarmos o legado e conquistas de diversas mulheres que, entre protestos, muito trabalho e empoderamento, buscam seu lugar ao sol.
Em nossa área, muitas mulheres deixaram as marcas de seus estilos, estabelecendo novos modos de olhar e são grandes referências para a nova geração que surge.
Destacamos mulheres de diversas épocas nessa matéria, lembrando que a história merece ser sempre atualizada com novas figuras e visões de seus trabalhos.
Florence Knoll
Mulher à frente de seu tempo, é simplesmente o nome por trás da marca Knoll, referência de móveis modernos atemporais e de qualidade, presentes em grandes projetos em todo o mundo.
Patricia Urquiola
Por várias vezes a designer foi escolhida pela imprensa especializada internacional como a melhor de seu segmento. É um expoente nas feiras de móvel, mas também é bem-sucedida nas áreas de iluminação, materiais e grande nome do design de interiores.
Zaha Hadid
A Iraquiana Zaha Hadid já faz parte da história da arquitetura por ter sido a primeira mulher a receber o prêmio Pritzker no ano de 2014. Mas além disso, a arquiteta tem uma extensa trajetória de muito trabalho e sucesso.
Paola Lenti
Designer, pesquisadora, defensora do uso consciente de matéria-prima e a figura por trás da marca de mesmo nome, criada em 1994 e reconhecida mundialmente. A italiana Paola Lenti é uma das precursoras no uso de fios de alta performance em móveis e tapetes para áreas externas e internas.
Paola Navone
Paola Navone é uma exceção no cenário do design italiano. Durante os últimos trinta anos, ela tem mantido sua personalidade na elite do design italiano, foge à regra e quebra barreiras, com criação de produtos, objetos de decoração, tecidos, luminárias e jóias, além de trabalho de design de interiores.
Studio FRONT
O grupo Sueco FRONT, um dos poucos capitaneados por mulheres, trabalha em equipe onde todos os membros estão envolvidos em um processo de design eclético. Dirigido por Anna Lindgren e Sofia Lagerkvist, as duas designers fundadoras, projeta objetos, mobiliário e interiores que exploram seu processo de realização questionando o papel convencional do design.
Monica Armani
Ela começou sua carreira profissional trabalhando com seu pai, o arquiteto racionalista Marcello Armani, mas foi além, e canalizou a paixão pela arquitetura para seus projetos de design de móveis, industrial, arquitetura e espaços expositivos, com atenção aos detalhes e entusiasmo por explorar novas ideias.
Eileen Gray
Grande nome do design moderno, embora tenha sido pouco reconhecida durante a maior parte de sua carreira, é agora lembrada como uma das mais influentes designers e arquitetas do início do século 20. Fez parte do movimento De Stijl, Moderno e sua arte até hoje é referência no mundo do design e decoração.
Muitas outras mulheres deveriam estar nessa lista, e também podem ser vista em nossa seção de DESIGNERS, mas esse breve destaque é somente mais uma oportunidade de exaltarmos grandes nomes do design, principalmente para mostrar que as mulheres podem ser e fazer o que quiserem!