A Phantom Hands produz móveis indianos contemporâneos, feitos à mão, impulsionados por design autoral e múltiplas matérias-primas. A gênese de sua atuação está na dedicação em prestar homenagem às heranças decorativas indianas, enquanto renova e reapresenta os desenhos que marcaram o mundo do design.

Com isso, o ateliê produz móveis que são fruto de séculos de conhecimento, indo desde às técnicas com rattan até o manuseio da madeira e outras matérias primas. Aliás, o próprio nome 'Phantom Hands' reafirma a intenção, pois homenageia os artesãos do passado, cujas contribuições se manifestam em cada peça.

Agora parte da curadoria da Casual Multimarcas, o ateliê indiano oferece ao público uma experiência multissensorial, mas faz muito além disso: é como se estivéssemos mergulhando numa história rica em detalhes e técnicas.

Projeto Chandigarh

A Phantom Hands iniciou como hobby. Por volta de 2014, os fundadores da marca, Deepak Srinath e Aparna Ra, começaram a produzir um catálogo mensal de objetos vintage, os quais devem possuir extrema qualidade artesanal.

Durante a busca, eles se depararam com relatos de um modernismo cosmopolita, importante na história decorativa dos primeiros anos de independência indiana. Entre os achados, estavam as realizações da cidade Chandigarh, uma metrópole com projeto estrutural assinado por Le Corbusier.


Poltrona “Easy”, parte do Projeto Chandigarh.

Durante a década de 1950, Chandigarh foi palco para criações importantes no design do país asiático. Nela, Pierre Jeanneret e sua equipe atuaram na composição de diversas peças e foram exatamente tais móveis que influenciaram a primeira coleção da Phantom Hands, o “Projeto Chandigarh”.

Com intenção de recriar os itens, Aparna e Deepak estabeleceram uma pequena oficina em Bangalore e iniciaram a produção da coleção, que viria a ser lançada em maio de 2015 a partir da exposição de três modelos de cadeiras.

Após isso, a marca expandiu e criou um novo mundo de possibilidades.


“Kangaroo”, outro item Chandigarh.

Desenvolvendo móveis indianos modernos

Desde o princípio, a Phantom Hands cria móveis indianos com uma estética não ornamental; onde a simplicidade, linhas limpas, proporções e a lógica da construção se destacam. Esta é a essência principal da marca.

Além do mais, os designs são feitos à mão, a partir de um ecossistema composto de habilidosos carpinteiros, polidores de madeira, tecelões, estofadores e alfaiates. Ou seja, madeira, tecidos, cânhamo, metal e muitas outras matérias-primas compõem as criações da Phantom Hands.

Como não poderia ser diferente, o ateliê ainda colabora com importantes nomes do design. Entre eles, se destacam nomes como INODA+SVEJE, x + l, Derek Welsh, Padmaja Krishnan, Klemens Grund, Nityan Unnikrishnan e Felix Pfäffli. Esses são os responsáveis por criarem coleções originais.


A cadeira “Muṅgāru”, desenhada por INODA+SVEJE.

Móveis indianos: uma possibilidade com a Casual Móveis

 

Apenas uma marca que se preocupa em oferecer o mais diverso no design poderia lhe dar a chance de experimentar móveis indianos contemporâneos. A Casual lhe oferece isso e ainda mais.

Sendo assim, continue atento às nossas novidades a partir do nosso blog e redes sociais.