A juventude do fundador da Atra, Alexander Díaz Andersson, foi definida por uma identidade dicotômica. Ele foi criado na Suécia antes de se mudar para a península de Yucatán, México, onde sua carreira profissional começou, e há muito tempo ele é fascinado por práticas de design em todo o mundo, seja na Itália ou no Japão. Agora localizado na Cidade do México, um mundo longe da península tropical onde passou seus vinte anos, os móveis, esculturas, interiores e experiências de hospitalidade de díaz andersson são definidos por um equilíbrio estudado de caos e estrutura, fluidez e função. Cada um combina a influência dos materiais mínimos e linhas limpas do design escandinavo, tanto quanto as cores explosivas e formas exuberantes encontradas em todo o México.
Hoje ele aborda o design de móveis metade como designer e metade como engenheiro, trazendo peças do papel para a realidade com uma mentalidade de resolução de problemas. Começando não com uma tipologia, mas com apenas uma silhueta em mente, Díaz Andersson então desenvolve uma função para sua ideia, antes de experimentar no chão do estúdio. Sua prática é intuitiva e informada por uma compreensão da história, do processo e dos materiais. Acima de tudo, o princípio orientador de díaz andersson é o prazer. Seu trabalho não é sobre tendências. Díaz Andersson compõe objetos, residências e experiências que não apenas exibem estética considerada e design atencioso, mas que criam ambientes duradouros para uma ótima vida.
Alexander Díaz Andersson foi destaque nas revistas Architectural Digest, Domino, Galerie Magazine, Surface, Wallpaper e Vogue, além de prêmios internacionais de design.