Cini Boeri

Maria Cristina Mariani Dameno (1924-2020), mais conhecida como Cini Boeri, foi uma renomada arquiteta e designer italiana, mãe do arquiteto de renome internacional Stefano Boeri.

Ela se formou em arquitetura em 1951 na Universidade Politécnica de Milão. Depois de uma curta experiência com Gio Ponti - um famoso mestre do design e arquitetura italiano - ela começou a colaborar com Marco Zanuso, outro arquiteto e designer aclamado.

Em 1963 ela abriu seu próprio estúdio em Milão com foco em arquitetura, design de interiores e exposições na Itália e no exterior. Sempre teve um grande cuidado com a relação psicológica entre o ser humano e o meio ambiente desenvolvendo soluções de design inusitadas e inovadoras.

Ao longo de sua carreira, desenhou alguns móveis que se tornaram clássicos mundiais, como a charmosa Ghost Chair (Fiam Italia, 1987), feita de uma única lâmina de vidro, cortada e dobrada para formar simultaneamente o assento, os apoios de braços e o encosto.

De 1981 a 1983, ela ensinou planejamento arquitetônico e design industrial na Universidade Politécnica de Milão. Ela deu conferências e palestras no Brasil, Alemanha, Itália, Suíça e nos EUA.

Membro Honorário da ADI (Associação de Design Industrial) desde 2012. Grande Oficial da Ordem do Mérito da República Italiana - a mais alta honraria na Itália - desde 2011 Ela recebeu importantes reconhecimentos, incluindo o prêmio Compasso d'Oro pela série de estofados Strips em 1979, e o prêmio Compasso d'Oro pelo conjunto de sua obra em 2011.

Seu trabalho foi exibido em alguns dos museus mais importantes do mundo, incluindo o Louvre em Paris, MoMA (Museu de Arte Moderna) em Nova York e Triennale em Milão.
 

Usamos cookies para personalizar o conteúdo, acompanhar anúncios e oferecer uma experiência de navegação mais segura a você. Ao continuar navegando em nosso site você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Privacidade e saiba mais.