Como uma força motriz por trás do "Dinamarquês Moderno", Hans J. Wegner ajudou a mudar a visão do público em geral do mobiliário nos anos 1950 e 1960. Sua paixão pela concepção de cadeiras, mais de 500 delas, é reconhecida mundialmente e refletida em seu título de "mestre da cadeira". Ele é famoso por integrar juntas perfeitamente executadas com formas requintadas e combiná-los com uma constante curiosidade por materiais e profundo respeito pela madeira e suas características naturais. Seus projetos fornecem minimalismo com suavidade orgânica e natural.
Hans J. Wegner nasceu em 1914 em Tønder, no sul da Dinamarca, filho de um sapateiro. Aos 17 anos, completou seu aprendizado como marceneiro na oficina de HF Stahlberg, onde seus primeiros desenhos viram a luz do dia. Aos vinte anos, ele se mudou para Copenhague, Dinamarca, para estudar na Escola de Artes e Ofícios, onde estudou de 1936 a 1938 antes de embarcar em uma carreira como arquiteto.
Em 1940, Wegner se juntou a Arne Jacobsen e Erik Møller e começou a projetar móveis para a nova Prefeitura de Aarhus, a segunda maior cidade da Dinamarca. Este foi também o ano em que Wegner começou a trabalhar com o mestre marceneiro Johannes Hansen, que desempenhou um papel importante na introdução de design moderno para o público dinamarquês.
Abriu seu próprio escritório de design em 1943. Em 1944, ele desenhou a primeira cadeira China em uma série inspirada em cadeiras chinesas da dinastia Ming. Uma dessas cadeiras, a Wishbone Chair, projetada em 1949 e produzida por Carl Hansen & Søn desde 1950, passou a ser o projeto mais bem sucedido da Wegner de todos os tempos.
Hans J. Wegner é considerado um dos designers de móveis mais criativos e produtivos de todos os tempos. Suas criações fazem parte de grandes marcas dinamarquesas, como a PP Møbler e Carl Hansen&Søn. Ele recebeu diversos prêmios em sua carreira, incluindo o Lunning Prize em 1951 e o 8º International Design Award em 1997.
Ele se tornou um membro honorário da Academia Real Dinamarquesa para as Belas Artes em 1995 e Doutor honorário da Royal College of Art em 1997. Quase todos os maiores museus de design do mundo, desde o Museu de Arte Moderna de Nova York até Die Neue Sammlung em Munique, apresentam seus móveis em suas coleções.