Por várias vezes, esta espanhola de nascimento foi escolhida pela imprensa especializada em nível internacional como a melhor designer. Um expoente nas feiras de tendências para mobiliário, Patrícia também é bem sucedida nos segmentos de iluminação e de materiais. Formada na lendária escola italiana de design, Achille Castiglioni, ela é uma das vozes dominantes no design atual. O seu trabalho é simultaneamente imprevisível e renovador, combinando o estilo feminino e referências florais com uma abordagem minimalista: "eu gosto de misturar!".
Patricia Urquiola nasceu em Oviedo (espanha) em 1961, atualmente vive e trabalha em Milão. Estudou na Escola Politécnica de Arquitetura de Madrid e na Politécnica de Milão, onde formou-se, em 1989, sob a supervisão de Achille Castiglioni. De 1990 a 1996 trabalhou no departamento de desenvolvimento de produtos da marca italiana DePadova, trabalho desenvolvido com o designer e arquiteto Vico Magistretti, abrindo em 2001 seu próprio estúdio, onde desenvolve projetos de design, instalações e arquitetura.
Entre seus últimos projetos de design de interiores, destacam-se: Mandarin Oriental Hotel de Barcelona; YW Retreat & Spa Vieques, em porto rico; Residência Privada em Udine , a cenografia da Opera de coroação de Popea de Monteverdi; Fez também projetos de mobiliário e produtos para as marcas italianas e internacionais mais importantes do mundo, como: B&B Italia , DePadova, EMU, Paola Lenti , San Lorenzo, etc.
Muitos de seus trabalhos fazem parte das coleções permanentes do Moma de Nova York e de outros museus ao redor do mundo. Ganhou inúmeros prêmios internacionais como a Medalha de Ouro em mérito nas Belas Artes 2010, concedido pelo governo espanhol em 2011 e foi nomeado designer do ano de 2012 pela revista alemã A&W.