Uma rica e extensa carreira com 10.000 criações – concluídas ou por vir – a fama global inventiva nunca deve ofuscar o essencial, Philippe Starck tem uma missão, uma visão: essa criação, seja qual for a sua forma, deve melhorar a vida de tantas pessoas quanto possível. Starck acredita veementemente que esse dever poético e político, rebelde e benevolente, pragmático e subversivo deve ser compartilhado por todos.
Esse grande nome do design nasceu em 1949, teve contato com o design desde cedo, já que seu pai era engenheiro aeronáutico, o que o fez ter uma lição primordial: tudo deve ser organizado de forma elegante e rigorosa, tanto nas relações humanas quanto em todos os gestos criativos.
Estudante da Ecole Nissim de Camondo, em 76 ele produziu diversos projetos emblemáticos, iniciando suas colaborações com os maiores fabricantes de design do mundo, como Driade, Alessi, Kartell, Vitra, Disform, entre outros. Mas seu trabalho foi além, trazendo o design humanista para todas as esferas, com projetos de arquitetura nos 5 continentes, além de projetos urbanísticos, de interesse social, preservação do patrimônio histórico e hotéis, entre eles, Fasano, Faena (ambo no Rio de Janeiro) e o Cidade Matarazzo (em São Paulo).
"Se é uma escova de dentes, um avião ou uma cadeira, é sempre a mesma filosofia: pensar sobre o que o usuário ganhará". Philippe Starck
Inventor, criador, arquiteto, designer, diretor artístico, Philippe Starck é certamente tudo descrito acima, mas, mais do que tudo, ele é um homem honesto diretamente descendente dos artistas renascentistas.