Pietro Russo iniciou sua formação em pintura e cerâmica, antes de ingressar na Academia das Belas Artes, em Florença, onde estudou cenografia. Entendendo o processo de design como uma pesquisa em ambientes cênicos existentes, ele iniciou a exploração no campo de design de interiores e produtos.
A partir de 1997, ele continuou seu trabalho em Berlim, em set de filmagens e design de interiores, enquanto cooperava com várias galerias exibindo objetos de edição limitada. Mudou-se para Milão em 2002, onde iniciou uma longa colaboração com a Lissoni Associati, trabalhando em produtos e design de interiores para empresas como Alessi, Cappelini, Benetton, e galeria de design da Kerakoll. Em carreira solo ele contribui com marcas de peso como Baxter e Gallotti&Radice.
Em 2010, montou sua empresa com foco no design de interiores e produtos, caracterizado por sua paixão pelo cenário de espaços arquitetônicos de interiores e pela recuperação do artesanato tradicional. Trabalhando em design de interiores, ele cria objetos únicos que estão em relação ao espaço particular e sua história. Observando o processo de artesãos artesanais, ele reconhece as belas e antigas expressões e as traduz em sua própria linguagem.