Stephen Burks acredita em uma visão pluralista do design, incluindo todas as perspectivas culturais.
Por seus esforços com grupos de artesãos em todo o mundo, ele foi chamado de ativista do design. O projeto em andamento feito pelo homem preenche a lacuna entre a produção autêntica do mundo em desenvolvimento, fabricação industrial e design contemporâneo.
Independentemente e por meio de associação com as organizações sem fins lucrativos Aid To Artisans, Artesanias da Colombia, Clinton Global Initiative, Design Network Africa e Nature Conservancy, Burks consultou o desenvolvimento de produtos com comunidades de artesãos em todo o mundo. Além disso, os principais fabricantes de design contrataram seu estúdio, Stephen Burks Man Made, para desenvolver coleções de estilos de vida que envolvem a produção manual como estratégia de inovação.
Burks recebeu o Prêmio de Realização Profissional de Ex-alunos do Instituto de Tecnologia de Illinois, o Prêmio de Jovem Designer do Modernismo do Museu do Brooklyn, o Prêmio Architektur e Wohnen Audi Mentor, a Bolsa de Objetivos de Artistas dos Estados Unidos de 2008 em 2008, o Smithsonian Cooper Hewitt National Design Award de 2015 em Design de Produto e é um bolsista 2019 da Harvard University Loeb.