Nascido em Milão, Vico Magistretti estudou em diversas universidades italianas, tendo influência de Ernesto Nathan Rogers, e futuramente se formado em Arquitetura pela Escola Politécnica de Milão em 1945. Desde jovem era um arquiteto de destaque, que veio com muitas ideias inovadoras e, muito rapidamente, surgiu como um dos expoentes mais brilhantes da sua geração, tendo grandes trabalhos feitos principalmente nas décadas de 50 e 60.
Ao longo dos anos seguintes, ele começou a trabalhar muito mais como designer, mas com uma visão de arquiteto construtor, criando móveis e objetos que serão sempre "clássicos" da produção moderna. Foi nessa época que foi premiado com compasso D´oro pelas luminárias Eclisse (1966) e Atollo (1979) e sofá Maralunga (1979). Este também foi quando ele começou a trabalhar com grandes empresas de mobiliário, como a italiana DePadova, do qual desenvolveu diversos produtos reconhecidos mundialmente.
Os seus trabalhos de design estão em exposição no acervo permanente do MoMA em Nova York e em muitos outros museus nos Estados Unidos e Europa. No campo da arquitetura, vale a pena mencionar a sua nomeação como membro honorário do Royal College of Art em Londres.