A Iraquiana Zaha Hadid já faz parte da história da arquitetura por ter sido a primeira mulher a receber o prêmio Pritzker, no ano de 2014. Mas além disso, a arquiteta tem uma extensa trajetória de muito trabalho e sucesso.
Nascida em Bagdá, Hadid se naturalizou britânica e surgiu no cenário mundial da arquitetura na década de 1980. Em 1971, formou-se em matemática pela Universidade Americana de Beirute, no Líbano e, em 1972, ingressou na Architectural Association, em Londres, Inglaterra. Após trabalhar com Rem Koolhaas e Elias Zenghelis no Office for Metropolitan Architecture, abriu seu próprio escritório na capital inglesa. Influenciada pelas vanguardas artísticas do século 20, se tornou conhecida pelas criações esculturais, muitas das quais pertencentes ao movimento desconstrutivista ou da arquitetura paramétrica.
Zaha ficou conhecida por desenvolver obras de grande porte como o Centro Aquático de Londres nas olimpíadas de 2012, Centro Cultural Heydar Aliyev no Azerbaijão, o Museu Nacional de Arte do Século XXI de Roma, a Ópera de Guangzhou na China, entre outros. Além de sua extensa produção arquitetônica, seu escritório também desenvolve planejamento urbano, design de interiores, joias, protótipos de iates e carros, artigos de moda (entre elas Lacoste, Melissa e Louis Vuitton) e mobiliário, explorando a fluidez das formas com o sofá da B&B Italia e o banco da PP Møbler.
Detentora de centenas de prêmios e condecorações, podemos destacar a medalha de ouro do Royal Institute of British Architects (RIBA) em 2016, primeira entregue para uma mulher em 168 anos, Comendadora da Ordem do Império Britânico em 2012, UNESCO Artist for Peace em 2010, além de fazer parte das listas da Forbes e Time entre as pessoas mais influentes do mundo.